• Aécio Mota

A LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO COMEÇA SE OLHANDO NO ESPELHO

Atualizado: Abr 13


Não é à toa que para os estudiosos, a corrupção na esfera pública é uma extensão dos maus-hábitos da população, afinal, os políticos saem da sociedade, não são uma raça alienígena. Mas o que me incomoda mesmo é que sempre que falamos em corrupção, vemos a imagem de um político na nossa cabeça.Acredito que temos que lutar contra a corrupção, começando por nós mesmos.


23% da população acha que dar dinheiro ao guarda para ser multado não é um ato corrupto. Já ouviu falar na expressão “jeitinho brasileiro”, saiba que ela não significa esperteza. Grande parte da população que reclama da corrupção já falsificou uma carteira de estudante, comprou um diploma ou “roubou” um sinal de TV a cabo. Será que as pessoas não sabem o conceito de corrupção? A maioria da população acredita que sonegar impostos não tem relação com a corrupção.


É preciso enxergar que a corrupção não existe apenas no mundo público. Diferentemente da maioria dos países, a corrupção no Brasil só é punida quando envolve um funcionário público. A nossa legislação reflete o que pensa a sociedade brasileira, que corrupção só existe na política. No Brasil, a corrupção entre empresas privadas não é considerada crime. Vergonha!


As pessoas acham que podem se dá ao luxo de tirar certas vantagens pessoais em situações mesmo que isso cause algum tipo de prejuízo à sociedade, acham que podem ser “um pouco corruptas”, desde que não estejam na política. Só que há um problema nisso: como disse Aristóteles, “o homem é um animal político.”

1 visualização
 

(88) 2141-2466

Avenida Leão Sampaio, 1300, Sala 02, Caixa Postal 41, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte/CE, CEP 63040-000